Nesta aula discutiremos uma das mais importantes aplicações de um amplificador operacional, o Amplificador de Instrumentação, ou INA. Este circuito é uma composição de uma amplificador subtrator e buffers que permite se ter um amplificador de diferenças com alto ganho, fácil ajuste de ganho, altíssima impedância de entrada e alta rejeição de modo comum [CMRR]. Ele é muito empregado em instrumentação Industrial para fazer o condicionamento do sinal de saída de sensores como termopares, strain gauges, termistores, entre outros. Muitos INAs também são empregados em instrumentação de circuitos mais “finos”, como Instrumentação Biomédica. Outra questão interessante é que os amplificadores de instrumentação podem ser encontrados no mercado em estruturas monolíticas (em Circuitos Integrados), melhorando a sua precisão e simplificando ainda mais a sua utilização em circuitos reais.
Amplificadores Operacionais
Neste primeiro módulo vamos cobrir um dos principais blocos construtivos da eletrônica moderna que é o amplificador operacional. Apesar de não ser um dispositivo eletrônico em si, ele é muito versátil e nos permite construir diversos circuitos de processamento de sinais.
0/14
Diodos
Neste módulo vamos começar a discutir os dispositivos eletrônicos básicos pelo elemento semicondutor mais simples que existe: o diodo. Vamos entender o seu funcionamento, circuitos básicos e métodos de análise.
0/13
Transistores e Amplificadores transistorizados
Neste módulo vamos abordar os transistores bipolares e MOSFET. Vamos entender o seu funcionamento, construção, análise e como aplicá-los em amplificadores de sinais.
0/23
Osciladores e Geradores de Sinais
Neste módulo, vamos aplicar os ampops e demais circuitos na construção de circuitos osciladores e geradores de sinais.
0/12
Sobre a Aula