Uma vez compreendido o funcionamento de um transistor bipolar, o TBJ, uma questão importante é aprender como conseguir utilizá-lo em um circuito eletrônico. Existem várias formas de se realizar a análise de circuitos eletrônicos com transistores, mas as duas mais comuns são a Análise Gráfica de circuitos, com Reta de Carga, e o uso de modelos elétricos (ou modelos de circuitos), também conhecido no caso de transistores como Modelo Ebers-moll, que representa o comportamento do transistor em corrente contínua. A análise por reta de carga depende do conhecimento das curvas IbxVBE e IcxVCE do transitor e permite se definir um ponto quiescente (ponto de operação) bem preciso. Já a análise por modelo de circuitos faz uma aproximação do comportamento do transistor, mas é mais simples de usar e possibilita o estudo de circuitos com múltiplos transistores.
Amplificadores Operacionais
Neste primeiro módulo vamos cobrir um dos principais blocos construtivos da eletrônica moderna que é o amplificador operacional. Apesar de não ser um dispositivo eletrônico em si, ele é muito versátil e nos permite construir diversos circuitos de processamento de sinais.
0/14
Diodos
Neste módulo vamos começar a discutir os dispositivos eletrônicos básicos pelo elemento semicondutor mais simples que existe: o diodo. Vamos entender o seu funcionamento, circuitos básicos e métodos de análise.
0/13
Transistores e Amplificadores transistorizados
Neste módulo vamos abordar os transistores bipolares e MOSFET. Vamos entender o seu funcionamento, construção, análise e como aplicá-los em amplificadores de sinais.
0/23
Osciladores e Geradores de Sinais
Neste módulo, vamos aplicar os ampops e demais circuitos na construção de circuitos osciladores e geradores de sinais.
0/12
Sobre a Aula