Nesta seção discutiremos os blocos construtivos fundamentais que dão sustentação aos amplificadores de potência: as células de ganho. Analisaremos como as restrições de projeto de amplificadores integrados influenciam na forma como polarizamos os amplificadores, lançando mão das fontes de corrente ao invés de circuitos resistivos e como isso, associado às topologias do estágio de amplificação, afetam o ganho de uma estrutura.
Este conteúdo será crucial no estudo dos estágios básicos de um amplificador de potência e apesar de ser iniciado com uma discussão sobre amplificadores integrados, os resultados servem para qualquer tipo de amplificador, inclusive os amplificadores de áudio.
O que veremos nesta aula?
Nesta aula trataremos das diferenças entre projetos de circuitos integrados analógicos e circuitos discretos, elencando quais limitações e oportunidades surgem no projeto de circuitos integrados.
A partir das premissas discutidas, verificamos a importância das fontes de corrente na polarização e carregamento dos amplificadores transistorizados, de modo que revisamos o funcionamento dos espelhos de corrente clássicos, incluindo o efeito early na análise. Por fim, apresentamos a célula básica de ganho, que constitui a estrutura de ganho de tensão mais elementar de um amplificador integrado, a qual será a base para discutirmos todas as estruturas de ganho subsequentes.